Histórico


O cultivo de grama no Brasil para uso em ornamentação e gramados esportivos iniciou-se na década de 1970. Desde então, a cadeia produtiva da grama no país sempre se utilizou de variedades e técnicas desenvolvidas no exterior.
Em 2000, a Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA, da Unesp, campus de Botucatu iniciou pesquisas nacionais na área de cultivo de gramados. Verificou-se então, que havia uma demanda reprimida muito grande e que a difusão dos conhecimentos na área de gramados seria essencial, pois as informações técnicas qualificadas estavam restritas a poucas pessoas.
            Em 2003, a FCA/Unesp, em parceria com a Agraesp e a Agrapar (Associação dos Gramicultores do Estado de São Paulo e do Paraná) criou o SIGRA - Simpósio Sobre Gramados, visando atender às necessidades de organização da cadeia produtiva da grama, bem como difundir, aprimorar e promover o intercâmbio de conhecimentos e técnicas ainda pouco divulgadas no Brasil.
               Desde sua primeira edição, o evento conta com a participação ativa de renomados pesquisadores brasileiros e internacionais em agronomia, notadamente dos Estados Unidos, país que detém os maiores especialistas no assunto.
            O evento, de porte nacional, consolidou-se como referência científica e técnica sobre a cultura e manejo de gramados esportivos e paisagísticos. A partir das atividades do SIGRA gerou-se um novo caminho para a pesquisa agrícola, nesse importante segmento.
            No III SIGRA, em 2006, quando já havia um grupo maior de pesquisadores envolvidos com grama, organizou-se a 1a Mostra de Trabalhos Científicos, com a presença do prof. Lambert McCarty, Universidade da Carolina do Sul, EUA. A partir de 2006, estabeleceu-se a freqüência bianual para a realização do SIGRA.
            Em 2008, com o IV SIGRA, a apresentação de trabalhos científicos foi mantida e ampliada, sendo que também neste evento foi lançado pela FCA/Unesp o primeiro livro sobre gramados no Brasil: “Tópicos atuais em gramados”.
Em sua última edição, em maio 2010, foi lançado no V SIGRA, o livro “Tópicos atuais em gramados II”, oportunidade onde também ocorre a apresentação da 3ª Mostra Científica sobre Gramados. O foco principal do evento foi desenvolver e consolidar a cadeia produtiva de gramas e atualizar as informações técnicas de pesquisa, colaborando para a aproximação dos setores científico e produtivo. Entre os conferencistas convidados o evento contou com a participação do responsável pelos campos de futebol da copa de mundo de 2010, na Africa do Sul, prof. Dr. Adriaan Stephannus Schoeman e do responsável pela certificação de gramas no EUA, Dr. Earl Elsner.
 Desta forma a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp tornou-se o principal centro de estudos em gramados do país e, por meio do SIGRA, tem contribuído para fornecer subsídios aos profissionais da área, gerando oportunidade para atualizações e, principalmente, apoiando a área no incremento comercial, proporcionando maior rentabilidade para esse importante setor.
_____________________________________________________
_____________________________________________________ 


Os arquivos das palestras e textos publicados em todas as edições do 
SIGRA - Simpósio sobre Gramados estão disponíveis no:

 INFOGRAMA
Um blog brasileiro dedicado ao conhecimento em gramados. 

Fale conosco

simposiogramados@gmail.com